Hidrogênio Verde
O Rio Grande do Sul realizará uma transição energética para descarbonização por meio do uso do Hidrogênio Verde (H2V), criando um novo ramo na matriz econômica de alta tecnologia e valor agregado – Uma nova identidade produtiva para o sul do Brasil.
O RIO GRANDE DO SUL oferece:
RECURSOS NATURAIS
-
Recursos naturais em abundância (Geração de energia - ”Carbon Free”); Costa Marítima e Lagoas; 83,6% da matriz de energia elétrica renovável; e Liderança em política ambiental no Brasil.
INFRAESTRUTURA
-
Base logística e produtiva; Linhas de transmissão; Estrutura portuária; Hidrovias; Rodovias; Ferrovias; Universidades e centros de ciências e tecnologia.
MERCADO
-
Consumo Interno; Valor agregado no setor produtivo local; Mercado Externo e Incentivo Fiscal (Fundopem/RS).
Confira aqui a Cartilha sobre As Estratégias para o Hidrogênio Verde no RS.
Programa H2V-RS
O Governo do Estado do Rio Grande do sul lançou o Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Hidrogênio Verde. Por meio do programa, o governo irá apoiar empreendimentos e propor e implementar políticas públicas para o desenvolvimento da cadeia de H2V no Estado.
Em seu discurso, o Governador Eduardo Leite falou sobre o potencial do Rio Grande do Sul para ingressar nesse mercado. “Contratamos uma consultoria renomada (McKinsey), que desenvolveu um estudo técnico robusto sobre a capacidade do Estado de produzir hidrogênio verde. Identificamos a viabilidade comercial do Rio Grande do Sul e agora estamos criando este programa, que traz os instrumentos necessários, desde as linhas de crédito à governança dos portos, para viabilizar essa produção”, destacou.
Governador Eduardo Leite e a Secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann.
Um dos principais objetivos do programa é viabilizar a produção, transmissão, armazenagem e uso do novo energético. O governo também estimulará a transição energética em direção a uma economia de baixo carbono, a geração de emprego e renda nas diferentes regiões do Estado e a inovação tecnológica. O Decreto pode ser acessado aqui.
Memorandos de Entendimento (MoU)
No final de 2021, após a participação na COP 26, o Governo do Rio Grande do Sul começou a formalização da intenção de parcerias com empresas reconhecidas internacionalmente pela contribuição em projetos governamentais de sustentabilidade ambiental. Em junho de 2022, encaminhou a contratação de uma consultoria especializada para elaboração de um estudo setorial sobre hidrogênio verde no RS.
Empresas:
Green EN.IT e Ventos do Atlântico Energia Eólica S.A.
Desenvolvimento Setorial do H2V no RS 2022-2040
Em fevereiro de 2023, o Estado divulgou os resultados dos estudos produzidos pela empresa de consultoria americana McKinsey & Company, contratada para analisar as perspectivas do mercado de H2V no Estado. Conforme essas análises, até 2040, a produção do combustível poderá reduzir as emissões de CO2 no Estado em até 8,4 milhões de toneladas, com maior impacto sobre o transporte rodoviário.
Contato
As dúvidas sobre o programa podem ser enviadas para o E-mail: energia@sema.rs.gov.br.