Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

O PEAC (Programa de Educação Ambiental Colaborativo), é coordenado de forma conjunta entre a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA) e a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) e conta com um Comitê Gestor Multidisciplinar composto por nove secretarias estaduais, e três federações. O PEAC busca incluir a educação ambiental nos ensinos formal e não formal, trabalhando nos eixos educação socioambiental, biodiversidade, recursos hídricos e saneamento.

A iniciativa surge também como um instrumento para a efetiva implantação das Políticas Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e Estadual de Educação Ambiental (PEEA), além de colocar em prática as disposições do Código Estadual do Meio Ambiente que atribui ao Estado a responsabilidade de promover educação ambiental.

Como públicos-alvo do programa estão professores, alunos e funcionários da rede pública, bem como profissionais da área ambiental, das esferas municipal e estadual.

Saiba mais: https://sema.rs.gov.br/peac

PEAC e Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas

Está sendo desenvolvido de forma colaborativa junto à Câmara Técnica de Educação Ambiental Climática do Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas o Projeto de Educação Ambiental em Riscos de Desastres.

Esse projeto tem por objetivo proporcionar à comunidade conhecimentos e ferramentas para evitar e/ou minimizar efeitos de desastres socioambientais, por meio da Educação Ambiental.

A primeira ação do Projeto Educação Ambiental para Riscos de Desastres foi realizada entre os dias 12 e 17 de julho de 2024, nos municípios de Pouso Novo, Santa Clara do Sul e Marques de Souza, no Vale do Taquari, Ação SemeAr.

Como nesses municípios ocorreram muitos movimentos de massa nas encostas durante o evento climático do final de abril e maio de 2024, causando sérios prejuízos ambientais além de econômicos e sociais, a ação SemeAr teve por objetivo promover a revegetação dessas áreas onde houve movimentação de massa (deslizamentos) com a utilização de sementes de espécies nativas da Mata Atlântica e forrageiras, além de desenvolver senso crítico e de cidadania nos cidadãos dos municípios atendidos. Durante a ação também foram realizadas palestras e oficinas para estudantes das redes públicas de ensino, onde foram confeccionadas as bombas de sementes (seed bombs ou seed balls) que foram lançadas em áreas de difícil acesso onde houve os deslizamentos.

- Palestras e oficinas realizadas nos três municípios, com mais de 150 alunos participantes;

- Cerca de 5 milhões de sementes de 28 espécies de plantas nativas do Bioma Mata Atlântica (arbóreas, arbustivas) lançadas em áreas de difícil acesso com aeronaves (helicópteros) no dia 17 de julho;

- Plantio simbólico de 340 mudas de espécies nativas.

Saiba mais: https://sema.rs.gov.br/governo-rs-integra-acao-de-revegetacao-de-encostas-em-areas-atingidas-por-deslizamentos-no-vale-do-taquari

ProClima2050