Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Descrição

O Plano ABC + (2020-2030) é um programa dedicado à agricultura de baixa emissão de carbono. Seu objetivo central é promover práticas agrícolas sustentáveis, como o plantio direto, a integração lavoura-pecuária-floresta e o manejo adequado do solo, com a finalidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa no setor agropecuário.

Contexto

No decorrer do 4º Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas (FGMC), foi lançado o Plano de Agricultura de Baixo Carbono do Rio Grande do Sul, conhecido como ABC+ RS. Essa iniciativa reveste-se de grande importância, visto que seu propósito central é promover a adaptação às mudanças climáticas e o controle das emissões de gases de efeito estufa na agropecuária.

Plano Setorial para adaptação à mudança do clima e baixa emissão de carbono na agropecuária com vistas ao desenvolvimento sustentável. É um plano que apresenta uma agenda estratégica proposta pelo governo brasileiro para continuação de sua política setorial para enfrentamento das mudanças do clima no setor agropecuário para o período de 2020 a 2030. Na última Safra foram aplicados o financiamento na ordem de R$ 831 milhões. Fonte: SEAPI, 2023.

ProClima2050